quinta-feira, 22 de março de 2012

MISSÕES ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS E NOS PROJETOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARAGOMINAS PARÁ

Pastor Carlos Vera Cruz viaja ao Paraguai para visitar congregações e lança pedra fundamental para novo templo


Em Paragominas são mais de 40 templos da igreja Evangélica Assembleia de Deus espalhados pelos bairros do município, onde os crentes se reúnem constantemente para louvar ao Senhor. Mas, além dos templos na área urbana da cidade, existem diversos na zona rural e, também, fora do município, como é o caso das igrejas no Paraguai.

Com o espírito missionário, o Pastor Carlos Lopes da Vera Cruz – pastor presidente da Assembleia de Deus em Paragominas – juntamente com os membros e congregados, mantém missionários em cidades paraguaias desde 2005, quando o primeiro trabalho foi aberto. Depois da construção do primeiro templo o pastor tem visitado o país constantemente, dando apoio e mandando mais obreiros para essa obra.

Foram essas congregações que o Pr. Carlos Vera Cruz visitou nessa ultima semana. O pastor embarcou na madrugada do dia 13 de Março, às 3h:45min, no aeroporto internacional de Belém do Pará, Valdecans,  juntamente como o Pr. Rubens  (pastor no Paraguai), em direção a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. A viagem foi marcada depois da visita do Pr. Rubens à cidade de Paragominas, onde esteve, por três semanas, visitando as congregações em busca de oferta para a construção de um templo na cidade que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai e que, também, necessita muito de pregação do Evangelho de Jesus.

Este intercambio entre a igreja de Paragominas e o povo no Paraguai iniciou desde 2005 quando foi enviado o primeiro missionário ao país. Com amor pelas almas, o pastor Carlos, vendo a necessidade de evangelização e a falta de interesse das igrejas brasileira em relação ao Paraguai - seja devido a falta de estrutura ou renda financeira dos habitantes – decidiu fazer alguma coisa que levasse a pregação do evangelho ao povo paraguaio. A cidade escolhida para os primeiros passos foi Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, onde foi aberto um ponto de pregação, logo depois, construído um templo e hoje já dispõe de duas igrejas pastoreada pelo pastor Nonato Leite e o Presbítero André.

Nessa ultima visita ao Paraguai, o pastor Vera Cruz esteve em Pedro Juan para o lançamento da pedra fundamental do novo templo que está sendo construído. Na cidade de Concepción, o pastor visitou o missionário Alexandre para acompanhar e apoiar os trabalhos.

Não é fácil construir e manter igrejas no Paraguai, pois é necessário objetivar, apenas, as almas, haja vista que o país não oferece estrutura e benefícios almejados por muitos líderes. O país enfrenta problemas econômicos,  com taxa de desemprego elevados e outros problemas estruturais. Além disso, o país possui uma população composta com mais de 90% de católicos. Por essa e outras dificuldades, são poucas as denominações interessadas na evangelização do povo paraguaio.

Com todas as dificuldades enfrentadas, a obra tem prosseguido e por intermédio das contribuições de membros e congregados, que ajudam mensalmente com ofertas depositadas na secretaria de missões da igreja (SEMADEP), já existem três templos construídos e planos para novas construções. Novas obras iniciarão muito em breve, pois parte dos recursos já foram adquiridos para a compra de terrenos onde terá novos templos da “ Asamblea de Dios Mission Paragominas / Paraguay”.

Pastoreada pelo Pr. Vera Cruz, a igreja Assembleia de Deus paragominense tem demonstrado, há anos, ser uma igreja missionária que se preocupa com os povos de todos os países. Durante anos ela tem mantido pessoas no campo missionário em diversas regiões, como é o caso da África, Ásia e outras. Para que os trabalhos sejam realizados, a igreja dispõe de uma secretaria direcionada especialmente a estas tarefas, a SEMADEP – Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em Paragominas. Ela é coordenada pela missionária Regina, que com diversos supervisores espalhados pelas congregações nos bairros da cidade, recebem contribuições em cultos e eventos realizados com o propósito da pregação do evangelho, divulgação e propagação dos trabalhos missionários e arrecadação de dinheiro para a obra. A secretária possui sua sede no centro administrativo da igreja na praça da Bíblia, centro da Cidade, onde diariamente recebe os mantenedores.

O pastor Carlos desembarcou de volta ao Brasil no dia 19 de Fevereiro convicto que está no caminho certo mandando ou ajudando programas missionários fora do país, haja vista, que nos locais onde a igreja sozinha não pode chegar, há como apoiar quem já atua em missões nesses campos. A parceria entre a igreja de Paragominas e o projeto UNIASIA - projeto designado a treinar, enviar e apoiar jovens no continente asiático, trabalhando na Evangelização dos povos não alcançados dessa região – é prova da possibilidade em ir mais além de onde já se chegou. Desde 2010, quando representantes do projeto estiveram em Pargominas, a igreja se comprometeu ajuda-los indicando duas jovens interessadas em missões e mantendo-as financeiramente. Assim, as missionárias Raquel e Mauriceia foram enviadas aos treinamentos do projeto e lá já residem a mais de 2 anos.

Com essa visão a liderança da Assembleia de Deus em Paragominas tem entrado em “alto mar” para pregar o evangelho, fazendo o que o Senhor nos responsabilizou. Quando Jesus chamou Pedro para ser pescador de homens, isso foi feito baseado na capacidade do discípulo saber pescar no mar e não em “aquários”, ato que várias igrejas se limitam a fazer. O IDE é a toda criatura e não aos crentes da igreja visinha.

Ajude essa igreja a continuar fazendo missões. Ore e contribua.

2 comentários:

  1. Que o Senhor continue abençoando essa igreja missionária que é nossa querida Assembleia de Deus em Paragominas. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor queridos irmãos.

    Meu nome é Givaldo, sou da Bahia e congrego na Assembleia de Deus desde 1996. Sou coordenador de um grupo de "jovens missionário" que fazem trabalho de missões em localidades menos assistida.

    Nossa equipe tem um desafio: ultrapassar limites divisa e fronteiras. Já vencemos 02. O ano que vem vamos vencer o ultimo.

    A razão do meu contato é saber se podemos visitar algum campo missionário sustentado por esta Igreja no Paraguai e o que os irmãos podem fazer para nos orientar nesta questão.

    É um grupo de 16 pessoas que desejam conhecer de perto o trabalho dos missionários Brasileiro que estão no Paraguai.

    Certo que serei responddido agradeço em nome do Senhor Jesus a vossa ajuda.

    Deus os abençoe


    Givaldo Santos

    ResponderExcluir